Quando pensamos em abrir uma cervejaria ou uma loja/bar de
cervejas artesanais precisamos ter em mente que este mercado apesar de novo e
crescente no Brasil todo, é muito competitivo, e para este público exigente, o
atendimento e variedade de rótulos, bem como a qualidade de cervejas e
alimentos a serem apresentados é extremamente importante.
Segundo a site do Sebrae a cerveja é a bebida preferida de
2/3 de todos os Brasileiros, sendo que o público alvo é em sua maioria
masculino, Será ? A classe C opta pelas marcas massificadas enquanto a classe A
e B opta por cervejas diferenciadas, com sabores e experiências sensoriais mais
apuradas, sendo que 60 % dos consumidores de
cervejas artesanais estão na faixa etária entre 30 e 45 anos e segundo a
ABRAPE as mulheres consumidoras de cervejas estão entre os 30 e 65 anos e as
consumidoras de cervejas especiais entre 30 e 45 anos.
Mas qual é o tamanho deste mercado ? A Cervbrasil (Associação
Brasileira da Industria da Cerveja) estima que as cervejas artesanais e
importadas ocupam 5% do mercado aproximadamente e deve dobrar de tamanho nos
próximos 5 anos. O mercado cervejeiro no Brasil vem crescendo espantosamente,
64% na última década saindo de 8,2 bilhões de litros para 13,8 bilhões (SICOBE –
Sistema de Controle de Produção de Bebida da Receita Federal) nós somos o
terceiro maior produtor mundial de cervejas desde 2012 atrás de EUA e China e na
frente de Alemanha e Rússia.
Abaixo seguem alguns Links que podem te ajudar em seu
planejamento.
Fotos: Lojas mestrecervejeiro.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário