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sábado, 25 de junho de 2016

Cervejas Artesanais: Mercado e Planejamento Estratégico

Quando pensamos em abrir uma cervejaria ou uma loja/bar de cervejas artesanais precisamos ter em mente que este mercado apesar de novo e crescente no Brasil todo, é muito competitivo, e para este público exigente, o atendimento e variedade de rótulos, bem como a qualidade de cervejas e alimentos a serem apresentados é extremamente importante.
Segundo a site do Sebrae a cerveja é a bebida preferida de 2/3 de todos os Brasileiros, sendo que o público alvo é em sua maioria masculino, Será ? A classe C opta pelas marcas massificadas enquanto a classe A e B opta por cervejas diferenciadas, com sabores e experiências sensoriais mais apuradas, sendo que 60 % dos consumidores de  cervejas artesanais estão na faixa etária entre 30 e 45 anos e segundo a ABRAPE as mulheres consumidoras de cervejas estão entre os 30 e 65 anos e as consumidoras de cervejas especiais entre 30 e 45 anos.
Mas qual é o tamanho deste mercado ? A Cervbrasil (Associação Brasileira da Industria da Cerveja) estima que as cervejas artesanais e importadas ocupam 5% do mercado aproximadamente e deve dobrar de tamanho nos próximos 5 anos. O mercado cervejeiro no Brasil vem crescendo espantosamente, 64% na última década saindo de 8,2 bilhões de litros para 13,8 bilhões (SICOBE – Sistema de Controle de Produção de Bebida da Receita Federal) nós somos o terceiro maior produtor mundial de cervejas desde 2012 atrás de EUA e China e na frente de Alemanha e Rússia.
Abaixo seguem alguns Links que podem te ajudar em seu planejamento.


Fotos: Lojas mestrecervejeiro.com

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